Fim da Segunda Guerra Mundial

Em 6 de agosto de 1945, uma bomba de fissão de urânio conhecida como "Little Boy" foi detonada sobre Hiroshima. Três dias depois, em 9 de agosto, um tipo de bomba de fissão de plutônio, conhecida como "Fat Man", explodiu sobre Nagasaki, no Japão. Estes dois ataques feitos pelo Estados Unidos resultaram na morte de cerca de 200 mil pessoas (a maioria civis) por causa dos graves ferimentos decorrentes das explosões e da radiação. Os bombardeamentos nucleares na rendição do Japão e se o uso foi ético são questões que continuam gerando discussöes entre os países, até os dias de hoje.

FATO DA HISTÓRIA: FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Estados Unidos Decreta o Fim da Segunda Guerra Mundial
Sobre a Segunda Guerra Mundial

Depois dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, armas nucleares foram detonadas em mais de duas mil ocasiões, durante testes e demonstrações. Apenas algumas nações possuem tais armas ou são suspeitos de as terem. Os únicos países conhecidos por terem detonado armas nucleares e que são reconhecidos por possuírem esse tipo de armamento são Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte. Além disso, é quase consenso que Israel também possui armas nucleares, embora o governo israelense não reconheça isso. Apenas um país, a África do Sul, fabricou armas nucleares no passado, mas desmontou todo o seu arsenal após o fim do regime do apartheid, quando o país aderiu ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e aceitou completamente as salvaguardas internacionais.

CURIOSIDADES SOBRE BOMBA:

Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso, para ter ideia dessa potência, basta citar que ela é capaz de destruir totalmente grandes cidades.

Comentários